ENADE UNIFESP

Sobre

Sobre o Enade 2019

 

Neste ano, a prova ocorrerá em 24 de novembro, às 13h30min pelo horário de Brasília (os portões serão fechados às 13h). Os locais de prova serão divulgados pelo INEP no Sistema ENADE em 08/11/2019.

Acesse o Edital e confira todas as informações importantes para a realização do Exame:

 

Edital do ENADE 2019

 

O que é o Enade?

 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Exame avalia o desempenho dos estudantes de graduação em relação às competências previstas no projeto pedagógico do curso e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A prova do ENADE será composta por 10 questões da parte de Formação Geral e 30 questões da parte de Componente Específico. As questões do Exame são elaboradas de forma a evidenciar o que o estudante é capaz de fazer com o conteúdo aprendido.


Por que fazer o ENADE?

 

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. A regularidade do estudante em relação a essa obrigação será inscrita no histórico escolar do estudante, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, será registrada a dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Por ser um componente curricular obrigatório, o estudante em situação irregular perante o ENADE fica impossibilitado de colar grau e obter o diploma, pois considera-se que não integralizou seu curso.

Além disso, por meio do Exame, o Ministério da Educação pretende monitorar e melhorar a qualidade do ensino superior no país. O Enade acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão ajudar a construir referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação, tais como mais investimentos em infraestrutura, bolsas acadêmicas, recursos humanos, etc.

 

Quem realiza

Quais os estudantes habilitados a participar do ENADE?

 

São considerados habilitados e deverão ser inscritos no Exame os Estudantes ingressantes e concluintes dos cursos avaliados este ano. 

Os cursos da UNIFESP que serão avaliados em 2019 são:

- Biomedicina
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharia Ambiental
- Engenharia da Computação
- Engenharia Química
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Nutrição
- Tecnologia em Radiologia

A escolha dos cursos é feita pelo MEC e todos os cursos são reavaliados a cada três anos. A inscrição dos estudantes habilitados é realizada pela coordenação dos cursos avaliados.

 

Estudantes que devem realizar o Exame

 

Todos os estudantes concluintes dos cursos avaliados em 2019 deverão realizar o Exame. São considerados concluintes:

Concluintes de Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o término das inscrições, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2020;

Concluintes de Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o término das inscrições, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2019.

 

Estudantes dispensados da Prova

 

Ficam dispensados de realizar a prova os estudantes que se enquadram em uma das seguintes condições:

• que colarem grau até o dia 30 de agosto de 2019;
• ingressantes dos cursos avaliados pelo Enade 2019 - os ingressantes serão inscritos, porém não precisarão realizar a prova;

 

Itens obrigatórios

Cadastro de Informações Pessoais

 

A primeira etapa que o estudante concluinte inscrito para participar do Enade deverá realizar é o seu cadastro de informações pessoais no site do Inep. O prazo para o preenchimento vai de 01/07/2019 até o dia 21/11/2019. Este cadastro é obrigatório.

Para se cadastrar, acesse:

http://enade.inep.gov.br 

 

Questionário do Estudante

 

Uma das etapas obrigatórias ao estudante concluinte inscrito é o preenchimento do Questionário do Estudante, que tem por objetivo o levantamento de informações sobre os processos formativos que ajudem a compreender o resultado dos estudantes no ENADE.

O estudante deverá preenchê-lo no Sistema Enade, no site do INEP, entre 2 de setembro e 21 de novembro de 2019.

Essa etapa é imprescindível para que o estudante tenha acesso ao local da prova, que será divulgado a partir de 08 de novembro.

 

Cronograma Enade

 

Enade 2019 - Datas importantes
Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados pela IES 1 de julho a 11 de agosto
Preenchimento do cadastro de informações pessoais dos estudantes concluintes (obrigatório) 1 de julho a 21 de novembro
Preenchimento do Questionário do Estudante (obrigatório) 2 de setembro a 21 de novembro
Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade A partir de 8 de novembro
Aplicação da Prova 24 de novembro
Divulgação da relação de estudantes em situação regular A partir de janeiro de 2020

 

Veja o cronograma completo aqui.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site